Translate

Ciclovias

    Como um ciclista de rua que prefere a RUA às ciclovias, do meu ponto de vista e de alguns outros pedalantes, o indivíduo que projeta/constrói as ciclovias não pedala. Deve sequer caminhar pelas ruas, do contrário saberia que tinta molhada escorrega. E bastante. Há outros meios de identificar uma ciclofaixa. Raro encontrar uma que tenha um padrão de identificação lateral somente e  geralmente são de pouca extensão.  
O quê é isso???
   "Estão reclamando de barriga cheia, comeram um pedaço da calçada pra fazer isso aí que ninguém usa... "
Espera aí, ninguém é uma cifra exagerada. Pedestres, corredores e ciclistas as usam. Geralmente ao mesmo tempo. 
  Sim, as ciclovias engoliram parte considerável da calçada em alguns pontos e sim, tornaram os esbarrões mais dolorosos. Mas a ciclovia retirou da rua aqueles ciclistas que usam a magrela como meio de transporte, locomoção mesmo, e também o ciclista eventual, aquele de fim de semana que vai mais devagar,  a passeio. Preventivamente, as chances de colisão ou atropelamentos já se reduziram bastante pois os ciclistas de fim de semana que tem pouca vivência junto com os carros agora estão fora da rua. E são justamente estes os que as usam.  
Péssima conservação
   Foi noticiado há algum tempo que na Alemanha está sendo construída uma ciclovia que terá 100 quilômetros de extensão, cujos primeiros 10 quilômetros, foram inaugurados no final de 2015, com o restante previsto para até 2020. Ciclovias que fazem ligações entre cidades. Para nós, um sonho distante. Na nossa realidade, bicicletas são apenas um instrumento de lazer, não são vistas como esporte amador ou profissional, muito menos como veículo de transporte. Então se por alguma razão você pretende ir para o trabalho, faculdade ou outros destinos mais distantes, vai ser pelas  ruas  ou calçadas, quem pedala há tempo sabe disso. Dentre as ciclovias que dispomos, algumas serviriam de pista de provas para suspensões de tão irregulares e onduladas. Há algumas onde o pavimento foi posto por cima de raízes de árvores que ficavam na calçada. Um quebra-molas? Em alguns trechos, são pontos para  assalto, onde não é necessário sequer que o meliante vá procurar uma vítima, é só esperar que ela venha de encontro. 
ciclovias com somente identificação lateral
Dificilmente se vê ciclofaixas com o
padrão lateral somente.


   Termos ciclovias nos moldes europeus é um sonho distante e, se depender do governo e da mídia, que insiste em sermos o "País do futebol", ainda teremos que conviver por um longo tempo com projetos ruins, malfeitos e transitáveis apenas por pedestres. 




Interessante.
Estreitamento da via devido as árvores

Nenhum comentário:

Postar um comentário