Translate

Manutenção

   Definitivamente a parte chata... 
Aquela parte para a qual tu nunca tem tempo. Mesmo que esteja sentado no sofá jogando ou vendo algum jogo. O negócio é pedalar, pô. 

   Depois de muito tempo resolvi fazer o básico: tirar as rodas lavar, aproveitei pra revisar os cubos (ainda de bacias, já beeeem judiados), e trocar os rolamentos (bacias) da caixa de direção. "Credo, bacias ???" Sim, gente. É uma Caloi supra aluminium 1998. Quadro standard.

    Houve um tempo em que só buscava as peças e trocava em casa. Aliás, naquele tempo eu até gostava de desmontar, limpar tudo com querosene, engraxar tudo e remontar. Era legal. Acabei aprendendo sobre paciência, quanto tempo em média para trocar cada componente e o tempo médio de vida de cada peça, de boa ou media qualidade. O que depois de algum tempo parei de fazer. Já sabia o que estava errado só pelo barulho que estava fazendo. Como com o trabalho mal conseguia sair com ela dia de semana, deixava no ciclista para fazer os reparos necessários com a seguinte recomendação: NÃO MEXE NOS FREIOS. Os quais ainda fazia questão de deixar do jeito que eu queria regulando eu mesmo. "Nãããão, freio tem que ser assim..." diziam eles. Cara, EU tô andando no meio dos carros, meu freio, meu jeito.


   Então,... rodas fora, os cubos não tem casas, tem edifícios. A caixa de direção já nem aperta porque a travinha da arruela separadora já nem existe mais. Levo no ciclista ou não?... O cara vai me torrar a paciência dizendo que ela tá velha, já não tem peças boas compatíveis e vai tentar me empurrar o filezinho da loja: leve, rápida, discos hidráulicos, aro 29, toda rolamentada... Vamos trocar em casa mesmo, lembrar dos velhos tempos.. 
 Depois de algum tempo olhando, comecei soltando as rodas limpando os cubos, abrindo as tampas, limpando e engraxando de novo. O cambio traseiro relembrei a cor dele, os discos-guia ainda não mexi pois os novos estão a caminho. resolvido o problema na caixa de direção, hora de recolocar tudo no lugar.
    Ainda é só uma bicicleta,...   não tem nenhuma sobra...   


Terminado. Hora de rodar.   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário