Pedalar no trânsito não é o tipo da coisa que seja recomendado. Nem por nós mesmos que fazemos isso. Então por quê fazemos? Boa pergunta. De arrancada, lugar de bicicleta não é na calçada, a não ser que esteja sendo empurrada e, empurrar a bike só ladeira acima se a transmissão não permitir e a teimosia acabar cedendo. Ciclovias? não temos o suficiente, e as que dispomos são ruins, estão engarrafadas, não cobrem o trajeto todo e convenhamos, se estamos pedalando no meio dos carros é porque a nossa velocidade está muito acima da praticada na ciclovia. Então a deixaremos para ciclistas a passeio. Nos resta o trânsito.
Pedalar no acostamento no caso de estradas é mais tranquilo, quando estas possuem um que esteja em boas condições de rodar e seja suficientemente largo, se não for, paciência, o negócio vai ser trafegar em cima da faixa que delimita o fim da pista para o mato ou barranco do lado da via e contar com o bom senso dos motoristas. Então resta confiar que o motorista que vem atrás te viu e não vai "só te dar um susto" sem a menor necessidade e simplesmente porque sim.
Bom acostamento com poucas imperfeições |
Pelas ruas dos centros urbanos, o fluxo maior é mais preocupante: pressa, desatenção, stress e o conhecido celular que alguns motoristas insistem em usar enquanto dirigem. Os buracos e emendas nas vias são de evidente preocupação: um pneu mais fino encaixa numa fenda no concreto e você fica igual a um carrinho de autorama. Só que na bicicleta você cai.
Como se refere o título deste post, andar ao lado da pista, ou no meio do corredor, como se fosse uma motocicleta as vezes é a unica solução para a velocidade que você está impondo à magrela, principalmente ladeira abaixo, onde as vezes nossa velocidade é igual ou maior que a dos veículos automotores, o que geralmente lhes causa espanto, afinal ver um maluco a 60, 70 quilômetros/hora (as vezes mais) em uma bicicleta, para alguns ainda é surreal.
Como se refere o título deste post, andar ao lado da pista, ou no meio do corredor, como se fosse uma motocicleta as vezes é a unica solução para a velocidade que você está impondo à magrela, principalmente ladeira abaixo, onde as vezes nossa velocidade é igual ou maior que a dos veículos automotores, o que geralmente lhes causa espanto, afinal ver um maluco a 60, 70 quilômetros/hora (as vezes mais) em uma bicicleta, para alguns ainda é surreal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário